AS PEDRAS GRANDES

Numa aula de Filosofia, o Professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Para tanto, ele pegou um vaso de boca larga e dentro colocou, primeiramente, algumas pedras grandes. Então perguntou a classe: - Está cheio? Pelo que viam, o vaso estava repleto, por isso, os alunos, unanimemente responderam: - Sim!

O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. Então ele perguntou aos alunos: - E agora, esta cheio? Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: - Sim!

Continuando, o professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. E, pela terceira vez, o professor perguntou: - Então, esta cheio? Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas, novamente muitos responderam: - Sim!

Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe: - Qual o objetivo desta demonstração? Um jovem e "brilhante" aluno levantou a mão e respondeu: - Não importa quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguira "espremer" dentro, mais coisas!

@ Copyright 2007 | Sassoon Psychological Services, P.A. | All rights reserved